Quadrinho para a Revista Continente baseado no poema de Manuel Bandeira
Barô é uma barata cheia de conflitos. Seu humor não é um dos melhores. Tem pavor de chinelos e nutre uma paixão pela professora Mel. Divide um apartamento com Tapuru, seu melhor amigo.
Uma larva amarela que sempre está de bem com a vida. Costuma olhar o lado positivo das coisas. É bem lúdico e gosta de experimentações culinárias. Um tanto ingênuo e por isso se mete em enrascada. O melhor amigo do Barô com quem divide o apartamento, mas já faz um tempão que está desempregado. Gosta muito de comer também.
A Abelha que mexe com coração do Barô. A professora Mel ensina por paixão. É muito inteligente e independente. Defende a natureza e sonha com uma sociedade mais justa.
Um garboso estrangeiro que fala com um leve sotaque espanhol. Trabalha como professor de educação física na mesma escola da professora Mel. Também é apaixonado pela Abelha. Barô sente muitos ciúmes dele.
É o carrapato mascote do tapuru. Ele é um bicho destrambelhado que vive babando. Usa coleira e se comporta como um cão.
Um inseto que lembra uma calopsita(pássaro). Vive voando por Casca Grossa. Tem um ninho em um galho próximo a janela do apartamento do Barô. É muito valente e defensor da natureza.
Uma vizinha prestativa que vive no apartamento térreo do prédio do Barô. Ela possui duas minhocas como assistentes. Diante de uma necessidade, ela faz uma chamada e as duas minhocas surgem do chão para ajudar.
Uma velha aranha implicante que é síndica do prédio onde o Barô mora. Sabe tudo sobre sobre os vizinhos e é especialistas em bisbilhotar vida dos outros.
Colega de escritório do Barô. Ele também desenha mapas, mas a agilidade não é o seu forte. Sempre acaba contribuindo para o acúmulo de serviço, fazendo o colega trabalhar ainda mais. É bem escorregadio e não cumpre nada do que promete.
Chefe de escritório de sinalização onde Barô e o Concha trabalham. Foi nomeado pelo próprio Ferrão, domo da agência, para botar ordem na casa. Metido a intelectual, sua especialidade é cobrar resultados, mas ele próprio não costuma se dedicar ao trabalho. Potó não gosta de ser contrariado e costuma pegar no pé de seus subalternos, até quando o erro é dele. Seu braço direito é Ed Saúva.
É conhecido por todos como Ed ” Saliva” não só por falar cuspindo, mas também por ser um verdadeiro babão do chefe. É o cara que puxa as palmas depois que Léo Potó se expressa. Também é o primeiro a gargalhar quando o chefe conta uma piada.
Uma mosca trambiqueira. Em todo esquema sujo tem sempre o dedo desse cara por trás. Não importa o tipo de negócio, o lema dele é ganhar dinheiro fácil às custas dos “otários”.
Antenada com a moda, é dona do Salão de Beleza mais conhecido de Casca Grossa. Sempre tem um bom conselho para suas clientes.
Empresário famoso da cidade. Possui vários ramos de negócios. Ambicioso e avarento, não perde dinheiro por nada. Ele e o prefeito não se dão muito bem.
Comandados por Tânia Jura, praticam assaltos e comandam o crime organizado em Casca Grossa. Também são fornecedores de jujubas contrabandeadas. Antes de entrarem para o mundo do crime, possuíam um negócio próspero, mas devido a uma crise econômica e a forte concorrência com o empresário Seu Cascudo, resolveram mudar de ramo e entrar na bandidagem.
Um cupim hiperativo e muito desastrado. Frequenta muito o apartamento de Barô. Ama futebol, mas é muito desastrado. De vez em quando quebra uma vidraça na vizinhança.
Um doce de menina. É uma vagalume que tem medo do escuro. É apaixonada por estrelas e sonha em ser astronauta.
Uma lagarta-de-fogo(Taturana) muito nervosinha. Ninguém pode tocá-la por causa e suas cerdas que causa uma dor e coceira insuportável. O único que é imune ao contato é seu bichinho de estimação Mimo. Outra Taturana que se comporta como um gato.
A taturana que se comporta como gato e tenta devorar Psiu. É o mascote de Fagulha e morre de medo de Amigão.
É o nerd da turma. Apaixonado por Fagulha, vive tentando criar antídotos para um dia conseguir dá um abraço na lagartinha-de-fogo. Muito tímido, sob pressão, se enrosca todo.
Gino é autista. Um girino adotado pelo Sr. e Sra Joaninha. Tem um capacete de aquário, chupa chupeta e tem uma imaginação incrível. Vive no seu mundinho particular e é muito querido por todos.
A melhor amiga da professora Mel. Uma química que tem a fórmula secreta para quase tudo. Muito divertida, não dispensa uma festa.
Um médico muito conhecido em Casca Grossa. É especialista em vários campos da medicina. Tem uma injeção para todo tipo de doença.
Um cara que veio de outro país e é cheio de invenções. Muitas vezes é contratado pela prefeitura para criar alguma solução tecnológica para os problemas da cidade. Seu passatempo envolve criar teletransportes, máquinas para viajar no tempo e robôs.
Vive pendurado no orelhão e na hora da dúvida, ou quando algo não está bem explicado, lá surge ele com uma teoria ou sugestão. Se mete em toda conversa.
Detesta banho e é um ótimo atirador de pedras quando alguém grita: Pega pra dar banho! Vive perambulando pela cidade. Há muitas histórias sobre o seu passado, mas nada comprovado. Quando está dócil se apresenta como jorge, quando está furioso se apresenta como Zezinho. Possui dupla personalidade. Muitas vezes Jorge e Zezinho conversam ao mesmo tempo como se fossem duas pessoas num corpo só.
Faz parte de uma geração de políticos. Seu pai e seu avô também eram políticos. É o atual prefeito de Casca Grossa. Honestidade não é seu ponto forte e vez ou outra seu nome aparece em algum esquema de corrupção na imprensa.
Especializados em forró, esse trio é comandado pelo velho Capitão Barbino, uma cigarra de gogó afinado. No triângulo temos Catingueira, um percevejo com sérios problemas de odores nas axilas e, por último, o fanho Maruim que comando o rítimo na zabumba.
Um velho chato que antes formava dupla com o capitão Barbino, mas que por motivo de uma briga do passado com seu parceiro de palco, vive tentando botar gosto ruim nas apresentações do Trio Cangaço.
Um parasita de outra galáxia que tenta atacar Casca Grossa. Ele se considera um conquistador de mundos e busca sugar as riquezas naturais dos planetas. Com manía de grandeza, apesar de seu minúsculo tamanho, Lorde Verme descobriu que o único caminho para conquistar o planeta Terra é iniciando suas instalações em Casca Grossa.
Com as características de uma barata realista de antes do hecatombe nuclear, essa barata assombra os pesadelos do Barô. Na verdade representa a sua luta para se aceitar. Diante de falhas, desafios ou dilemas, a barata gigante sempre surge nas noites de sono do Barô para atormentá-lo.
Publicado na Folha de São Paulo
Letra (Jarbas)
Melodía (Bosco,Greg e Adriano)
Livro infantil criado em parceria com Tatiana Sotero e publicado pela Editora Cepe. Uma história que criamos para ajudar crianças a largarem a chupeta sem traumas.
Autoria: Tatiana Sotero e Jarbas Domingos
Ilustrações: Jarbas
Publicado no Diario de Pernambuco
Trabalho produzido para Vagas Tecnologia e publicado no portal Uol. Mais tipos de chefes no endereço: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/album/2013/08/23/subordinados-apontam-oito-perfis-de-chefe.htm#fotoNav=1
Encontrar as figuras em destaque
Michelle Obama
Caricatura do rei do brega para o Diario
Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre
Sarney, com o adesivo da candidata Dilma no peito, foi filmado votando em Aécio. charge publicada no Diario.
No Diario
Depois dos protesto o povo foi entrando no clima da copa – Para o Diario
O famoso MENSALÃO levou a condenação de alguns políticos, inclusive Genoino. Curiosamente, a conta para arrecadar fundos para pagar a sua fiança foi um sucesso – publicado no Diario
Condições de higiene e alimentos vencidos motivaram interdição de alguns supermercados em Recife – publicado no Diario
Publicado no Diario
2010 – 3º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor Sobre Meio Ambiente em Brasília – Eco Cartoon(3º Lugar)
Capa do livro Confabulando em Cordel. Ilustrações: Jarbas Domingos
Ilustrações produzidas para editora Cepe – 2014 Texto de Lêda Sellaro.
Charge publicada no Diario
Publicado no Diario
Para o Diario
Caricatura para o Diario
caricatura para o Diario
Publicado no Diario
Matéria sobre o tempo que se leva para aposentar. Ilustração publicada no Diairo.
2008 – 1º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor Sobre Meio Ambiente em Brasília – Eco Cartoon
1º Lugar
Publicado no Diario
Publicado no Diario
Os Estados Unidos espionaram Dilma – Publicada no Diario
Publicado no Diario o resumo dos principais fatos da semana.
– Massacre na síria
– Programa mais médicos e médicos brasileiros desonestos
– Natan Donadon (ex-PMDB-RO) teve seu mandato cassado.
Publicado no Diario
Publicado no Diario
Joaquim Barbosa não cumprimenta Dilma na recepção ao Papa
Publicado no Diario
Publicado no Diario
Publicado no Diario
Charge publicada no diario
Este cartum premiado no Irã é antigo, mas continua atual.
16 de abril de 2013 – Publicada no Diario
2º prêmio de caricatura no World Press Cartoon – Sintra – Portugal – 2013
Premiado com o 2º lugar na categoria Tirinhas.
Publicada no Diario
Charge publicada no Diario
Ilustração publicada no Jornal Diario de Pernambuco.
Publicado no Diario de Pernambuco
charge publicada no Diario de Pernambuco
Ilustração para o DP
Ilustração para o DP
Capa do Diarinho sobre crianças que falam bobagem e fazem as mães passarem vergonha!
Um carro que cabe tudo para a edição do Vrum – DP
Um joguinho com a turma do Barô para o Diarinho
Caricatura para o DP
Caricatura para o DP
Vários shows ocorreriam no final de semana e o objetivo era fazer uma capa marcante. Teríamos o Abril pro Rock(completando 20 anos), show de Chico Buarque e Paul McCartney.
Publicado no DP
Charge sobre o DP
Edgar Allan Poe para o DP
Ilustrações para o infográfico da cobertura do carnaval dos Diarios Associados em Pernambuco
Capa do sobre o jogo Santa x Sport fazendo alusão ao bloco ” Em quanto isso na Sala da Justiça”
Caderno de economia do DP
Ilustração para o DP – 50 anos de Mafalda
Matéria trata que não basta ter apenas uma boa ideia para ser um bom empreendedor
Publicado no DP
Publicado no DP
A Federação solicitou aos dirigentes que pegassem leve quanto as reclamações sobre as arbitragens no Campeonato Pernambucano. Capa do Super Esportes
Publicado no DP.
Capa do suplemento Diarinho sobre o poeta
como preparar a casa para os bichos. Publicado no DP
Matéria sobre como preparar a casa para os bichos no DP
Prejuízo no comércio quando há feriado – DP
Coluna de opinião – DP
Assalto a banco – passo a passo do crime para o DP
Dinheiro que se gasta com documentação na compra de um imóvel
Inflação. Mais um dragão para o DP.
Candidatos da oposição unidos para as eleições da Prefeitura do Recife. Publicado no DP
O preço do quiabo fez a inflação disparar
Ilustração para o DP
Ilustração para o DP
Esta foi a primeira animação no Flash. Sem orientação e na intuição…
Matéria sobre acessórios femininos da Revista Aurora.
Quem ilustra em jornal acaba rabiscando pra todos os lados…
Série de cartuns publicados no caderno Viver do DP.
Os auxílios aos deputados de Pernambuco. Caderno de Política do DP.
João da Costa, prefeito do Recife, está fazendo uma força de Hércules para tentar a candidatura à reeleição pelo PT.
Trabalho premiado no Festival Internacional de Humor e Arte em Aids de 2013.
Coisas que as pessoas mais reclamam nas grandes cidades.
Sou um grande admirador do trabalhe deste músico e poeta. A caricatura ilustra o texto que fala sobre os preparativos para o seu centenário.
Ilustração publicada no DP sobre o número de filhos de políticos sendo inseridos no mesmo ramo.
– Um número assustador de acidentes de trânsito por imprudência
– O crescimento econômico nulo em três meses no Brasil
– Novo Código Florestal
Principais fatos num único tema.
Redução do IPI da linha branca de eletro
Lupi permanece no cargo por causa de Dilma
Escândalo envolvendo Marcelinho Paraíba
Crise na União Européia + Sarney faz consultoria de imagem com verba pública + O vazamento de petróleo na Bacia de Campos
A charge de domingo retratou os fatos da semana no embalo do fim da dupla formado por Zezé de Camargo e Luciano.
Matéria de Economia do DP tratando sobre a visão dos europeus que moram no Brasil sobre a crise no Velho Continente
No Twitter, estudantes expressam preconceito com nordestinos.
Animação do Barô Barata no Youtube
Assim tem sido conhecida a onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010 e se estendido por 2011. Estas revoluções tem sido divulgadas por mídias sociais na internet e ganhado cada vez mais adeptos. Alguns ditadores já caíram, como Kadafi, na Líbia, que foi morto por rebeldes depois de uma guerra civil no país.
Morte de um personagem retratado como um grande vilão na Líbia. Ditador é capturado e morto por rebeldes.
Este cartum foi premiado no 7º Salão Internacional de Limeira – 2011
Monstro do Pântano completa 25 anos de Brasil.
Charge de domingo que resume a semana.
Ilustração para capa de caderno especial do DP.
Rabisquei num pedaço de papel uma proposta mais focada na figura de Jobs. O Editor de arte Mascaro e a diretora de redação Vera Ogando apostaram na ideia. Fred Figueiroa casou uma manchete perfeita e o resultado foi uma grande repercussão pelo mundo.
Todos os candidatos a prefeito em 2012 querem aprovação do Governador Eduardo Campos. Ilustração para o DP
Ilustração para o DP.
Quadrinhos para a revista Aurora. 18 horas o Recife trava. A matéria conta histórias reais de pessoas presas no engarrafamento.
Ilustração para o DP. Mudaram as regras para amparar quem está desempregado. Agora as pessoas devem provar que estão procurando emprego, ou seja, o seguro é só até o tempo abrir.
Caricatura cúbica do ícone do kong Fu
Charge para o Diario de Pernambuco
Caricatura para o Diario. Dom Helder pegava muita carona e acabou criando os dez mandamentos do biguzeiro.
Caricatura para o Diario.
Caricatura para o DP.
Caricatura do Deputado João Paulo para o Diario. Título da matéria: João Paulo no Divã do PT
Mais uma ilustra em cubos para a capa do DP. Pena que o crédito da capa saiu errado….
Ilustração para o caderno de Economia do DP.
As crianças estão aprendendo a ler mais rápido devido ao acesso a tecnologia. Ilustração para o DP
Ilustração para o caderno de Esportes do DP
Ilustração para o DP
A charge de domingo abrange os destaques da semana. O assunto mais falado foi a carga tributária e o Cavalo de Tróia da Dilma.
Ilustração para o DP
Ilustração para a revista Aurora.
Ilustração para o caderno de economia do DP
Charge para o Jornal Aqui-PE
Cadê o ditador? Charge para o DP.
Os ministérios e a corrupção. Dilma tem se deparado com um escândalo toda semana. Desta vez foram os ministérios da agricultura e turismo… Charge para o DP.
O Sport Clube teria bastante tempo para treinar até o próximo jogo. Ilustração para o Caderno de Esportes do DP.
Ilustração para o DP.
Ilustração para o caderno de veículos do Diario. A redução da potência do carro com o ar ligado.
Estes personagens serão tema no carnaval do Rio. Caricaturas feitas para a Veja Rio – Editora Abril
Bandas que usam letras que estimulam o preconceito não serão mais financiadas pelo governo de Pernambuco em eventos.
Ilustração para o DP.
Maior cobertura dos planos. Ilustração para o DP
Charge para o DP
Pintura em tela
O Governador de Pernambuco tem muitos aliados. Apesar de voar alto nas pesquisas, o abandono de alguns partidos da base pode fazê-lo perder altitude. Ilustração para Editoria de Política do DP.
Caricatura para o DP
Ringo Starr – Caricatura para o DP
Ilustração para o DP
@deapinheiro foi a sorteada na promoção caricatura animada. Haverá outras promoções. Aguardem!
Não contavam com minha astúcia!
A charge do último domingo retratou os fatos de maior destaque da semana passada. Fiz ao som de Bye, Bye, tristeza
Ilustração pra a capa de Esportes sobre os times pernambucanos ganharem dinheiro com a internet
Ilustração para a editoria de Economia do DP
Ilustração para o Diarinho sobre os presidentes que o Brasil já teve
2º Salão Internacional de Humor da Amazônia – (Menção Honrosa) – 2009
Este cartum foi premiado no World Press Cartoon /Portugal em 2010